Veterinário explica a importância dos exames de imagem para os pets

0

Conversamos com o Dr. Mario Henrique Correa sobre a importância dos exames de imagem para manter a boa saúde dos animais de estimação:

Dr. Mario Henrique Correa, médico veterinário do Hospital Levet

Por que realizar exames de imagem como ultrassonografia e radiografia?

Os exames de ultrassonografia ou radiografia são importantes para auxilio diagnostico do médico veterinário clinico, pois permitem direcionar o tratamento de forma adequada para cada paciente, diferenciar as doenças, auxiliar em prognóstico e evolução clínica.

Estes exames são realizados apenas em casos de doença?

Não, estes exames podem ser realizados em qualquer momento da vida do paciente, pois eles também permitem detecção de alterações precoces, antes do paciente demonstrar alterações em sua rotina, fazendo parte da medicina preventiva.

Dr. Mario Henrique Correa, médico veterinário do Hospital Levet

Os animais sofrem com os exames?

Estes exames não são invasivos, não tem potencial de produzir dor. Normalmente os pacientes que tendem a se incomodar com eles podem ter comportamento negativo devido a doença que esta passando, como exemplos à pancreatite (do ultrassom) ou dor em coluna (na radiografia). Mas nestes casos o paciente pode receber analgésicos e até sedação para que não haja desconforto durante o exame.

Um exame exclui outro?

De forma alguma. O ideal é que a gente tenha o maior número de informações possíveis, de posse de todas elas, conseguimos traçar um panorama geral do estado de saúde do paciente.

 

HOSPITAL VETERINÁRIO LEVET

Rua Cândido Xavier, 731 – Água Verde 

(41)3029-5284 – (41)99126-3300

Curitiba – Paraná 

Cesar Franco

Colunista da Revista Dimensão.

Leave A Reply