Show do Terra Sonora leva música de diversos países para o Hospital Pequeno Príncipe

0

P_ApresentacaoTerraSonora28set_ViolinistaCarlaZago_Credito_LucianaZenti

Garantir o acesso de crianças e adolescentes em tratamento no Hospital Pequeno Príncipe, em Curitiba, à música instrumental de qualidade é a premissa do projeto cultural Encontros Musicais, que a cada mês leva um grupo diferente para se apresentar na instituição. O Terra Sonora, com mais de 20 anos de carreira voltada à pesquisa e execução de ritmos e sons de diversos países, fez um pocket show para um grupo de 70 pacientes, seus familiares e colaboradores do hospital, na última segunda-feira pela manhã, em apresentação de rara beleza.

Com sete músicos em cena, o repertório do Terra Sonora encantou pela delicadeza e diversidade, passeando mostrando um pouco da música marroquina, grega, africana, peruana e mais. Com direção musical de Plínio Silva, o grupo é formado por professores de música da Unespar (Universidade Estadual do Paraná) e do Conservatório de Música Popular Brasileira de Curitiba.

Viabilizado pela Lei Rouanet, o projeto Encontros Musicais promove, desde fevereiro de 2015, apresentações mensais na Praça do Bibinha, um amplo saguão no interior do Pequeno Príncipe, onde acontecem atividades culturais variadas. A próxima apresentação será do Trio Quintina.

Até novembro, shows de dez grupos instrumentais do Paraná revelam a riqueza e a diversidade da música brasileira no projeto, que tem coordenação cultural de Ety Cristina Forte Carneiro. O hospital infantil recebeu, esse ano, grupos com sonoridades diversas como Daniel Migliavacca Trio, Cellofolia, Art Bossa Quarteto, Rosa Armorial, Mano a Mano, Julião Boêmio e No Plural.Projetos como esse contribuem para a democratização do acesso à arte e à cultura e a importância da iniciativa está em garantir às crianças e adolescentes o direito a observar mundo com alegria e disposição, em um momento delicado como o da hospitalização.

O encontro entre os músicos Hamilton de Holanda e Yamandu Costa encerra o projeto no final do ano. O show dos dois grandes instrumentistas será no Teatro Bom Jesus, dia 12 de dezembro, às 20h, com ingressos a preços populares e renda revertida integralmente para o Hospital Pequeno Príncipe.

Leave A Reply