Seriado sobre corrupção e jornalismo investigativo estreia na TV Brasil e TV Educativa do Paraná

0
Exibição começa na segunda (21/1), às 23h45
Uma equipe de jornalistas de um tradicional jornal impresso enfrenta situações de perigo ao investigar um grande esquema de corrupção no Brasil. Este é o tema da série  “Contracapa”, que estreia na próxima segunda-feira (21/1), às 23h45, no canal TV Brasil. Assinada pela produtora GP7 Cinema, de Curitiba, o seriado tem 13 episódios de 52 minutos. A partir do dia 28 de janeiro, vai ao ar em novo horário, às 0h45, com apresentação de dois episódios na faixa Maratona de Verão do canal. As exibições acontecem todas as segundas até março com retransmissão simultânea na TV Educativa do Paraná – Canal 9.
“Contracapa” explora os bastidores da notícia a partir do jornalismo investigativo, mostrando as etapas e desafios que geralmente cercam este tipo de trabalho. A direção geral e produção são assinadas por Andréia Kaláboa e Guto Pasko.
As filmagens foram feitas todas em Curitiba, entre agosto e novembro de 2017, destacando diversos locais da capital paranaense. Contabilizando o núcleo principal, diversos personagens e pequenas participações, o seriado envolveu 107 atores, todos paranaenses. “Os grandes nomes do estado estão no elenco. Os cinco roteiristas também são do Paraná, bem como a equipe técnica”, ressalta Pasko.
A direção é de Pasko e a codireção do argentino Franco Verdoia. “O convidamos para ajudar a trazer um olhar de fora sobre nossa realidade brasileira, além de potencializar a comercialização internacional futura da obra”, explica o cineasta a respeito da escolha do codiretor estrangeiro.
“Contracapa” foi selecionada na segunda edição da Chamada Pública para Produção de Conteúdo para TVs Públicas (PRODAV 12/2015), dentro do programa Brasil de Todas as Telas, e contou com investimentos do Fundo Setorial do Audiovisual, sendo a primeira série ficcional de grande porte produzida no Paraná.
Enredo
A série enfoca o trabalho de uma equipe de jornalistas de um tradicional jornal impresso, em crise financeira e de credibilidade, que inicia uma investigação de grande esquema de corrupção envolvendo a produção sistemática de dossiês com o vazamento de informações sigilosas de inquéritos criminais. Os documentos vazados podem desvelar um escândalo de corrupção, comprometendo políticos e pessoas influentes, incluindo o próprio jornal no qual trabalham os personagens principais.
A série mostra também o drama destes personagens, em especial os jornalistas, que apesar de possuírem afinidades, têm maneiras diversas de enxergar o trabalho, o que os coloca em conflito frente às dificuldades da investigação.
Roteiro
Assinam a trama o Roteirista Chefe Rafael Waltrick, acompanhado por Tiago Lipka, Marçal do Carmo, Fernando Marés de Souza e Guto Pasko.
A GP7
Fundada em 2001 pelos cineastas e produtores Andréia Kaláboa e Guto Pasko, a GP7 Cinema conta com 47 produções no portfólio. A equipe já produziu longas-metragens, telefilmes, episódios de TV, minisséries e séries de TV, trabalhando tanto com ficção quanto com documentários. Entre os trabalhos de destaque, o longa “Iván – De volta para o passado”, é um deles.
SERVIÇO
ESTREIA: segunda-feira (21/1), às 23h45, na TV Brasil
EXIBIÇÕES: a parir de 28/1, todas as segundas, às 0h45.
INFORMAÇÕES: http://gp7cinema.com/
Tiomkim

Leave A Reply