Leo Moço é campeão brasileiro de barismo pela quarta vez

0

foto priscilla fiedler

 No último final de semana, nos dias 17, 18 e 19 de agosto, o 17º Campeonato Brasileiro de Barismo teve como destaque o melhor barista do Brasil: pela quarta vez, Leo Moço, fundador do Grupo Café do Moço, foi o campeão brasileiro e, dessa vez, na categoria Brewers Cup. O evento foi sediado na cidade de São Lourenço, em Minas Gerais, e contou com 43 participantes.

Organizado pela BSCA (Brazilian Specialty Coffee Association), a competição reuniu, além dos baristas, diversos espectadores, juízes e produtores de várias regiões do país. As modalidades da competição foram Latte Art, Coffee in Good Spirits e Brewers Cup. Na categoria Brewers Cup, os participantes tiveram 10 minutos para falar sobre o café e o método de preparo que escolheram para a competição.

Na primeira etapa, Léo utilizou um café da Etiopia com o intuito de mostrar o que os juízes esperam em um campeonato mundial. “Meu objetivo foi lançar uma reflexão a todos que assistiram a apresentação: como nós brasileiros, envolvidos no mercado de cafés especiais, podemos produzir um café excepcional para levar nosso país ao topo dos campeonatos mundiais de barismo?”, explica o barista.

Já na grande final, o grão selecionado foi produzido em São José da Boa Vista (PR), que passou por oito dias de fermentação em uma bombona de maceração carbônica pelo método Sprouting Process, além de mais 30 dias de fermentação a seco. Leo Moço trouxe à competição um microlote com perfil sensorial bem diferente do esperado para um café do Paraná e que se assemelha muito ao cafés produzidos fora do país.

A premiação de 2018 já é o quarto título nacional de Leo. “Participar do campeonato mundial de Brewers este ano vai ser uma responsabilidade ainda maior, porque vou defender o Brasil em casa. Grandes nomes do barismo e do universo dos cafés especiais estarão em Belo Horizonte. É um grande desafio”, comenta. Agora, o carioca radicado em Curitiba vai representar o país no campeonato mundial, que será realizado entre os dias 7 e 9 de novembro, em Belo Horizonte (MG).

Sobre Leo Moço

Fundador do Grupo Café do Moço, formado pela microtorrefação Café do Moço e pela cafeteria Barista Coffee Bar, que fica em Curitiba, Leo Moço começou a ganhar destaque nacional e internacional em 2006. Desde então, passou a ser figura carimbada nas principais competições de barismo no Brasil e no exterior. Além do título conquistado neste final de semana, Leo Moço carrega outros três títulos brasileiros de barismo (2015, 2013 e 2017).

Para conhecer um pouco mais sobre a carreira de Leo Moço, acesse o site www.cafedomoco.com.br.

Leave A Reply