Com solução TOTVS, Lansing Trade Group inicia operações no Brasil com faturamento significativo

0

Ferramenta gerencia atividades, possibilitando agilidade e comercialização em tempo real

O agronegócio é uma das áreas mais promissoras do Brasil, com previsão de ter movimentado R$ 546 bilhões na economia em 2017. Dentre os insumos comercializados, a soja e o milho assumem papel de destaque, sendo responsáveis por aproximadamente 35% do montante. O mercado está aquecido, com previsão de crescimento de mais de 15 bilhões em relação ao ano passado. Esse foi um dos motivos que levou a Lansing Trade Group, empresa de trade fundada nos Estados Unidos, em 1922, a abrir filiais no Brasil, facilitando e garantindo mais agilidade para seu processo operacional.

O movimento para início das operações começou em 2016, mas as atividades iniciaram apenas em abril de 2017. Desde então, a Lansing Trade Group Brasil foi responsável por movimentar em torno de 34 mil toneladas de grãos, faturando mais de 38 milhões de reais. Se o montante impressiona, o que se destaca mais é o tamanho da equipe: apenas seis colaboradores são responsáveis pelas operações de compra e venda dos grãos, graças à utilização da solução da TOTVS, que centraliza as informações de contratos, realiza a gestão de estoque e dos resultados financeiros.

A equipe é liderada pelo gerente de controladoria Marcelo Vieira, que trouxe sua expertise de mais de 15 anos na área para desenhar um processo ágil e confiável. Entretanto, ao colocar as operações em prática, ele visualizou a necessidade de uma ferramenta que permitisse atualização em tempo real, possibilitando a rapidez nas atividades de compra e venda. “Tudo tem que ser realizado no mesmo momento: recebimento da nota, atualização do sistema e do estoque, geração da nota para carregamento do caminhão”, comenta. Assim, é possível tomar decisões estratégicas para o negócio em poucos minutos, identificando se haverá estoque para suportar uma operação futura ou até se a oportunidade de compra é rentável.

Segundo Vieira, uma das facilidades que o software trouxe para as operações da Lansing Brasil é a nomenclatura automática dos contratos, dispondo informações que identificam a operação por meio de códigos. Dessa maneira, ao visualizar apenas o nome do contrato, é possível antecipar os principais dados, como modalidade (compra ou venda), filial envolvida, data de realização e a safra na qual o documento será efetivado. Ele acrescenta: “A ferramenta está sendo considerada a melhor que a empresa já teve”.

Dentre as necessidades do negócio, a utilização de um software baseado em nuvem atendeu duas premissas: a eliminação de custos com suporte técnico e segurança da informação; além do acesso da base de dados pela sede, localizada no Kansas, nos Estados Unidos. Como a solução oferece a vantagem de poder dimensionar os recursos e investimentos conforme o crescimento do volume operado, e também apresenta funcionalidade multilíngue, ela possibilitou alinhar as expectativas com visualização de relatórios atualizados. “O que eu estou vendo aqui, eles enxergam da mesma maneira, na mesma hora, só que na língua deles”, diz o gerente de controladoria.

Agilidade também na implantação

Foram apenas cinco meses desde o início de levantamento do escopo de atividades da Lansing até a implantação total do sistema, tempo recorde devido às necessidades do negócio. Marcio Viana, CEO da TOTVS Curitiba, explica que a agilidade aconteceu pelo grande envolvimento da equipe TOTVS e do cliente, mas principalmente porque a Lansing já sabia onde queria chegar. “Conseguimos fazer muito mais do que uma implantação básica. Fomos além e já trouxemos um ganho gerencial muito grande para o cliente, ajudando na tomada de decisões. Nesse prazo, fizemos a implantação do backoffice, da integração com terceiros e do módulo de originação de grãos, este específico do negócio”, completa.

Para obter esse resultado, a Lansing aproveitou as funcionalidades nativas do sistema adicionando apenas uma conexão direta com a bolsa de Mercadorias e Futuros (Chicago Board Of Trading – CBOT). Vieira diz que essa inclusão eliminou o risco da inserção manual, além de permitir que a empresa consiga acessar em tempo real informações de vários produtos, analisando a cotação em diversas moedas. “Se a compra é realizada em dólar e a venda em real, é necessário ter as duas informações ao mesmo tempo. Apenas um dia de flutuação da moeda pode tornar o negócio inviável”, ressalta. Além disso, ele acrescenta que adequar o processo à ferramenta foi fácil, já que eles sabiam o que queriam em termos de resultado. Ele acrescenta: ”Se eu conheço bem o processo e não sou resistente à mudança, por que não desenhar o processo de trás para frente? Ainda mais se dessa forma eu tenho ferramentas que me oferecem a informação pronta”.

Após esse início promissor, a Lansing Trade Group Brasil pretende expandir mais suas operações no Brasil, que hoje já conta com sede em Curitiba e filiais em São Paulo, Mato Grosso e Rio Grande do Sul. Para ampliar os negócios mantendo uma equipe enxuta, a ideia é implantar mais módulos do sistema nos próximos meses, como o de exportação e CRM.

Sobre a TOTVS

Provedora de soluções de negócios para empresas de todos os portes, atua com softwares de gestão, plataformas de produtividade e colaboração, hardware e consultoria, com liderança absoluta no mercado SMB na América Latina. Com mais de 50% de marketshare no Brasil, ocupa a 20ª posição de marca mais valiosa do país no ranking da Interbrand. A TOTVS está presente em 41 países com uma receita líquida de mais de R$ 2 bilhões. No Brasil, conta com 15 filiais, 52 franquias, 5 mil canais de distribuição e 10 centros de desenvolvimento. No exterior, conta com mais 7 filiais e 5 centros de desenvolvimento (Estados Unidos, México, China e Taiwan). Para mais informações, acesse o website www.totvs.com.

Leave A Reply