Centro da cidade recebe cultura gratuita nesta quarta-feira

0
A Praça Rui Barbosa é a nova parada do Ônibus da Cultura. O projeto realiza uma edição nesta quarta-feira (22/8), com programação de música, teatro e circo a partir das 10h30. O Ônibus Palco estaciona na Rua da Cidadania Matriz e conta com artistas curitibanos. Todas as atrações são gratuitas e abertas ao público.
Abrindo a programação, o espetáculo “A Cigarra e a Formiga” conta a história clássica sobre os problemas de deixar as coisas para depois e como combatê-lo, uma mensagem importante para as crianças e também para os adultos. Em seguida, Arquivo Negro apresenta seu rap poderoso, recheado de rimas para contar o cotidiano da periferia. Informação, cultura, poesia e esperança são os princípios do conjunto, que surgiu em Colombo em 1996. Com um CD de músicas próprias, o quinteto participa ainda de oficinas e projetos ligados ao hip hop.
Ao meio-dia, há apresentação do Trip Circo com o espetáculo “Lubyet”, com palhaços e malabaristas. às 15h30, o Menestrel apresenta a história da imigração no Paraná, com interpretação e música, fazendo um resgate histórico do estado. Arquivo Negro se apresenta novamente, agora na parte da tarde, uma nova oportunidade de apreciar o projeto local. Às 18h, a programação encerra com apresentação do Núcleo de Ópera Comunitário de Curitiba (NOCC). O grupo foi elaborado pelo tenor Ivan Moraes em 2015 e busca ensinar técnicas vocais à comunidade, em aulas individuais e coletivas.
O Projeto
O Ônibus Palco faz parte do projeto Artes e Patrimônio – Ônibus da Cultura, que busca levar arte, cultura e história para os bairros curitibanos. Foram projetados dois veículos adaptados, o Ônibus Palco, voltado a apresentações folclóricas, dança e teatro, entre outros, e o Ônibus Museu, que apresenta conteúdo de museus de Curitiba e do mundo de maneira interativa. Este segundo passa pela fase final de montagem e deve ficar pronto até outubro.
O projeto prevê dois anos de duração e é coordenado por Lucia Casillo Malucelli, diretora do Solar do Rosário, realizador do Artes e Patrimônio. Viabilizado através da Lei Rouanet, tem patrocínio master do Grupo J. Malucelli. Também é patrocinado pelas empresas Blount, Greca Asfaltos e Fertpar.
Projeto Artes e Patrimônio – Ônibus da Cultura: Ônibus Palco na Regional Matriz
Data: Quarta-feira, 22 de agosto
Horário: a partir das 10h30
Ingresso: programação gratuita
Endereço: Rua da Cidadania Matriz – Praça Rui Barbosa – Centro, Curitiba – PR

Leave A Reply